Publicidade

Airbag: Entenda o que é e Quando foi Inventado

Atualmente, as grandes companhias buscam oferecer carros cada vez mais tecnológicos e impressionantes. Neste sentido, os itens de segurança também são aperfeiçoados, entre elas o famoso Airbag. Dessa forma, confira um conceito básico sobre airbag. Assim, você entenderá como ele funciona, além de descobrir quando ele foi inventado.

Na prática, o Airbag é um importante componente de segurança para carros, sendo um dos principais sistemas de proteção para motoristas e passageiros. Devido a uma medida do Governo Federal, no Brasil, carros fabricados a partir de 2014 devem possuir o airbag de fábrica. Numa tradução livre, Airbag significa “bolsa de ar”.

Publicidade

Em síntese, o sistema dele é acionado quando o carro sofre um grande impacto. Dessa forma, sensores espalhados estrategicamente no veículo (parte frontal, central, lateral e traseira) identificam o impacto, emitindo um sinal para a unidade de controle do sistema do carro.

Airbag
Airbag: Entenda o que é e Quando foi Inventado (Imagem: Gettyimages)

Quando surgiu o airbag?

John W. Hetrick, um pesquisador americano, criou o airbag em 1952.. No entanto, um longo processo foi feito desde o seu surgimento e, consequentemente, diversos aperfeiçoamentos foram realizados até que o dispositivo tecnológico pudesse ser utilizado.

Desde a década de 1960, diversas pesquisas foram feitas para que, somente nos anos 70, os testes com airbag pudessem ser feitos em automóveis americanos. Contudo, somente anos depois essa novidade do sistema de segurança automotiva foi revelado ao público. Na verdade, isso ocorreu em 1987, durante o O evento ocorreu no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.

No evento, o mundo conheceu o primeiro veículo automotor a contar com esse tipo de sistema de segurança: o Classe S, que pertencia à série 126, fabricado pela Mercedes-Benz. Desde então, o mercado automotivo usou e abusou desse famoso equipamento. No Brasil, a tecnologia só chegou ao mercado em 1996, com o  lançamento do Fiat 1.6.

Publicidade

Como funciona?

O airbag, também chamado de bolsa de ar, é um equipamento de segurança usado em carros. A diminuição dos danos físicos causados por acidentes de trânsito é a maior missão dele. Em suma, ele infla uma “bolsa de ar” para impedir movimentos bruscos do motorista ou passageiros.

O dispositivo costuma ser acionado quando existe uma variação brusca na velocidade do carro. Além disso, quando o veículo sofre um grande impacto, como uma batida, isso também aciona o sistema de airbag. Uma vez acionado, o airbag infla a bolsa de ar instantaneamente e, consequentemente, amortece os impactos sofridos pelos ocupantes do veículo.

Além disso, para que haja a retenção e o posicionamento adequado do corpo no momento do airbag funcionar, usar o cinto de segurança é primordial. Isso porque as partes do corpo que ele mais protege são o rosto, o peito e a coluna.

Como acontece a instalação?

Embora muitas pessoas pensem que o airbag infla por todo o interior do carro, na verdade, ele é distribuído em pontos estratégicos do veículos. São eles:

Sendo assim, dependendo do sensor que aciona o impacto, ele aciona sinais para a unidade de controle. Em seguida, o sistema define o airbag mais adequado para a situação. Inclusive, é necessário ressaltar que, durante o momento do impacto, o airbag esvazia-se gradativamente, para evitar que os passageiros sejam asfixiados. 

Em relação à intensidade de inflação do airbag, hoje, existem modelos que conseguem “prever” a força do impacto. Sendo assim, inflam conforme a intensidade proporcional a necessidade da situação.

Por fim, dependendo da situação, um airbag infla de maneira extremamente rápida, em até 25 milésimos de segundos. Como comparativo, isso equivale a uma velocidade 5 vezes maior que um piscar de olhos!

Publicidade