Publicidade

6 Curiosidades Sobre as Formigas que são Impressionantes

A princípio, podemos dizer que as formigas são um dos animais mais incríveis que existem. Isso porque elas existem desde os tempos pré-históricos, e ainda possuem um sistema complexo de vivência e organização. Por isso, vamos te mostrar 6 curiosidades sobre as formigas que são impressionantes!

Um levantamento do Proceedings of the National Academy of Sciences apontou que, hoje, existem 4 quatrilhões de formigas no planeta. Com mais de 30 trilhões de formigas, esse valor total corresponde ao peso de todos os seres humanos na Terra! Por isso, dá para perceber que existem muitas formigas por aí.

Publicidade

Neste sentido, mesmo achando que elas são animais pequenos e quase irrisórios, as formigas são animais impressionantes e repletos de curiosidades. Sendo assim, confira alguns fatos curiosos sobre esses animais, especialmente sobre sua forma e modo de viver!

Curiosidades Sobre as Formigas
6 Curiosidades Sobre as Formigas que são Impressionantes (Imagem: Google)

1 – As formigas não têm pulmões

Diferente da maioria dos animais, as formigas não têm pulmões. No entanto, isso não significa que elas não respiram. Na verdade, devido ao seu pequeno tamanho, as formigas não têm espaço para um sistema respiratório complexo, como os dos humanos ou outros animais.

Sendo assim, elas respiram através de uma série de buracos situados nos lados dos seus corpos. Para isso, os buracos são conectados por uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo das formigas.

2 – Formigas bebem água constantemente

Todos os seres vivos dependem da água para sobreviver. No entanto, algumas espécies possuem exigências específicas, que variam de um grupo para o outro. No caso das formigas, o consumo de água também é essencial para a sua sobrevivência.

Publicidade

Dessa forma, as formigas bebem água constantemente e, obviamente, suas necessidades de água não são grandes, devido ao seu tamanho. Por isso, é bastante comum ver formigas bebendo água através de uma pequena gota no chão.

Por outro lado, outro fato curioso sobre formigas é que os seus sonhos dependem de certa umidade, controlada pelas próprias formigas. Sendo assim, a água também possui um papel fundamental na subsistência da colônia.

3 – Existem formigas voadoras

Muitas pessoas pensam que as formigas são insetos exclusivamente terrestres, o que é um equívoco. Na verdade, esses animais pertencem ao grupo dos Pterigotos, conhecidos como insetos alados, incluindo alguns que perderam suas asas nos processos adaptáveis, como o caso das formigas.

No entanto, nem todos os membros de uma colônia desses animais perderam suas asas. Sendo assim, é fácil perceber que existem algumas formigas com asas: as rainhas e reis da colônia.

Sendo assim, na hora de se reproduzir, eles realizam um voo nacional para que, após a fecundação, a fêmea bata suas asas e se instale na terra, fundando sua própria colônia. Por isso, não se assuste ao ver uma formiga voando por aí – ela deve ser uma rainha!

4 – As formigas sentem o cheiro pelas antenas

As antenas permitem que as formigas consigam perceber a comunicação química entre elas. Ou seja, é através dessas estruturas superiores que as formigas se sentem cheias, já que elas possuem receptores.

Sendo assim, esses receptores captam compostos químicos orgânicos, foram identificados e chamados de hidrocarbonetos cuticulares. Inclusive, alguns outros insetos usam um sistema parecido para identificar cheiros.

Dessa forma, cada formiga individual produz essas substâncias em diferentes partes do seu corpo, percebidos pelos outros membros da colônia. Por isso, não é difícil perceber que algumas formigas costumam “cheirar” as outras.

5 – As formigas se comunicam de diversas maneiras

As formigas têm um sistema de comunicação bem complexo, que se desenvolve de três formas: olfativa, tátil e visual. A primeira é a mais interessante, pois é através da percepção química dos compostos conhecidos como feromonas que as formigas se comunicam.

Paralelamente, embora a visão desses animais não seja tão bem desenvolvida, ela desempenha uma função importante ao permitir que as formigas reconheçam o espaço pelo qual se locomovem. Dessa forma, é mais comum que as formigas “sentem” o que ocorre, ao invés de enxergar as situações.

Quanto a sua comunicação física, ela se torna fundamental para grupos que trabalham nas mesmas tarefas. Além disso, as formigas também sentem a vibração do chão, para se proteger de potenciais predadores.

6 – As formigas têm um cérebro complexo

Uma curiosidade incrível sobre as formigas é sobre o seu cérebro, pois ele tem aproximadamente 0,06 milímetros cúbicos de tamanho. Dessa forma, podemos achar que é uma estrutura simples, mas a verdade não é essa.

Isso porque seus cérebros são altamente complexos, apesar do seu tamanho, e são capazes de processar os aspectos comunicativos que ocorrem entre elas, ou seja, isso acaba influenciando o agrupamento ideal para as formigas. Por isso, mesmo que você ache esses animais muito pequenos, saiba que o seu cérebro funciona de forma gigante!

Publicidade