Com a pandemia do covid-19, a necessidade de trabalhar em casa surgiu para muitas pessoas. Neste sentido, foi necessário encontrar atividades lucrativas que rendessem bons frutos sem sair de casa. Embora esse tempo tenha passado, vamos te mostrar 6 ideias criativas de artesanato para vender!
Dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) apontam que o setor de artesanato movimenta 100 bilhões de reais anualmente no Brasil. Além do grande movimento de dinheiro, o setor está no auge devido à necessidade de decorações e itens artesanais, que estão super em alta nos últimos tempos.
Sendo assim, vale lembrar que não é preciso cursos ou especializações para começar no artesanato, mesmo que isso seja um grande diferencial. Por isso, vamos te mostrar algumas ideias criativas para começar a lucrar com um dos segmentos mais vantajosos do Brasil! Confira.
Um dos artesanatos mais populares atualmente são as velas decoradas. Aromatizadas, elas são incríveis para iluminar e decorar os ambientes. Por isso, vem sendo uma excelente aposta no artesanato online.
Sendo assim, é possível produzir velas de vários tamanhos, cores e formatos, além de servirem como peças para gaiolas, armários, castiçais, e muitos outros.
Além da extrema popularidade, uma vantagem das velas decoradas é o seu baixo custo. Isso porque você precisa de poucos materiais para começar sua produção. Por isso, não perca tempo e abuse da criatividade!
O cultivo de plantas está mais forte do que nunca. Assim, vender vasos decorados é uma excelente maneira de ganhar dinheiro. Neste sentido, é importante destacar que os vasos ganharam novos formatos e tamanhos, pois o público consumidor é imenso.
Na internet, é possível vender vasos de cimento, cerâmica, vidro, plástico, entre muitos outros. Além disso, existem diversas maneiras de decorar o vaso, pois o que não faltam são tutoriais na internet.
Paralelamente, os vasos fazem sucesso porque são presentes simples e sofisticados. Por isso, se você quer lucrar com artesanato, os vasos de planta são uma ótima opção.
Assim como as velas, os sabonetes caseiros estão em alta. Isso porque as pessoas estão evitando o uso de cosméticos industrializados, sem contar que os caseiros possuem odores e tamanhos diversificados.
Além disso, esse tipo de artesanato conta com um custo baixíssimo de produção. Por ser bem popular, é possível ganhar dinheiro vendendo kits de sabonete, além de mesclar com outros cosméticos artesanais.
No mais, tudo o que você precisa para fazer sabonetes caseiros é glicerina, álcool de cereais, essência, corante e forminhas de PVC.
Mesmo após tantos anos, o biscuit ainda é um dos artistas mais vendidos do Brasil. Isso ocorre porque ele é bastante versátil, além de ter um custo baixo de produção.
Assim, o biscuit serve para criar diversos materiais, como lembrancinhas de aniversário e casamento, bonecos, chaveiros, porta-retratos, entre muitos outros.
No entanto, é necessário ter alguns cuidados com a produção de biscuit, pois o manuseio da massa pode ser complicado para iniciantes.
Mesmo sendo uma técnica bastante antiga, o crochê ainda é bastante popular entre o artesanato de linhas. Sendo uma ótima opção de produto customizado, vale a pena investir nesse tipo de artesanato.
Com o crochê, é possível criar diversas peças, tais como roupas, toalhas, tapetes, brinquedos, meias, acessórios, entre muitos outros. Assim, por ser algo personalizado, é um presente único e diferente.
Além disso, as pessoas não pensam duas vezes em pagar por itens de crochê. Em outras palavras, quanto melhor for o seu trabalho, mais você poderá cobrar por suas peças.
Atualmente, o artesanato vai além de itens pessoais, também serve para decorar ambientes. Entre os itens mais populares, temos as luminárias artesanais, que ganharam espaço nos últimos anos.
Basicamente, elas são opções incríveis para iluminar e decorar ambientes. Além disso, elas oferecem charme por serem simples e atraentes. Assim, você pode criar luminárias artesanais com vários materiais, como madeira, plástico, latas de leite condensado, entre muitos outros.
Por fim, pode-se dizer que é um ótimo artesanato para aprimorar suas técnicas, sem contar que você não gastará muito para começar a sua produção.