Morcegos são animais que vivem no imaginário das pessoas, estando presente nos filmes de terror ligados a vampiros. Entretanto, alguns fatos curiosos sobre os morcegos podem tornar essa espécie bem mais apreciada do que temida.
O morcego é um animal mamífero da ordem Chiroptera, cujos integrantes apresentam uma fina membrana de pele entre os dedos, a qual se estende até as patas e se conecta às laterais do corpo, formando as asas. Entretanto, distinguem-se das aves, pois estas possuem penas suportadas por ossos.
Sabia que os morcegos vivem de ponta cabeça para economizar energia? E que tem algumas espécies que realmente consomem sangue? Abaixo os 7 fatos curiosos sobre os morcegos que tornam esse animal tão diferente na natureza:
A ordem Chiroptera é formada por mais de 1.200 espécies, o que faz com que os morcegos sejam uma das maiores ordens de mamíferos. Eles só perdem para os roedores, que somam 2.277 espécies e correspondem a 40% dos mamíferos.
Outro fato curioso sobre os morcegos é que eles têm o poder de controlar grandes pestes. Isso porque um único morcego come mais de 600 insetos por hora – o que faz desse animal uma excelente alternativa orgânica no controle de pestes. Com a ajuda deles, a agricultura economiza bilhões de dólares.
Para garantir que as condições externas são ideais para receber seu filhote, as mamães-morcego têm táticas biológicas que permitem que elas controlem a fertilização, a implantação do óvulo e o desenvolvimento do feto.
Em geral, as fêmeas se utilizam dessas táticas para garantir que o nascimento dos filhotes coincida com a maior oferta de frutas e insetos no ambiente em que vivem.
Esse é um dos fatos curiosos sobre o morcego que mais gera temor nas pessoas. É fato que algumas espécies de morcegos se alimentam de sangue, mas ao contrário do que muitos pensam, essas criaturas não chupam o sangue dos animais. Em vez disso, eles usam seus dentes afiados para fazer um pequeno corte na pele do animal. Assim, eles ingerem apenas o sangue que sai do ferimento.
Essa posição é fundamental para que os morcegos conservem energia, pois o sistema circulatório desses animais é bastante diferente do nosso. Essas criaturas passaram por adaptações que garantem que o sangue seja bombeado para as extremidades e distribuído igualmente em todo o seu corpo quando ele está de ponta-cabeça.
Os morcegos são mamíferos e esse também é um fato curioso. Ao contrário dos pássaros, que movem totalmente seus membros anteriores, os morcegos voam batendo seus dígitos. A membrana de suas asas é sensível e delicada e, assim como pode ser facilmente danificada, cresce rapidamente.
A maior colônia natural de morcegos está na caverna de Bracken Bat, no Texas (EUA), e abriga 20 milhões. Durante uma única noite, a colônia inteira pode chegar a consumir impressionantes 200 toneladas de insetos! A quantidade de animais é tão grande que, quando eles saem em busca de alimentos, a densa nuvem que se forma chega a ser visível pelo radar responsável pela temperatura.
Ou seja, são fatos curiosos sobre os morcegos que tornam essa espécie tão diferente no mundo animal e por isso o estudo cada vez mais aprimorado ajuda em muito o desenvolvimento de seu habitat etc.