Primeiramente, quem pensa que organizar o guarda-roupa é trabalhoso, está enganado. A organização é a chave para tornar o nosso dia-a-dia mais funcional e as nossas casas mais funcionais.
No entanto, descobrir como organizar seu guarda-roupa requer atenção para diversos detalhes, que vão gerar um resultado satisfatório no final.
Se você quer se livrar da desordem, mas não sabe por onde começar, confira nosso guia passo a passo organizado sobre como manter seu guarda-roupa organizado e funcional!
Você sabia que organizar seu guarda-roupa não precisa ser uma tarefa complicada? Acompanhe nosso roteiro!
Em primeiro lugar, para organizar seu guarda-roupa, você precisa abrir espaço. Não há nada melhor do que fazer uma verdadeira “limpeza” e desapegar de itens que você não usa mais. Escolha roupas e acessórios que estejam em boas condições e, portanto, possam ser doados. Descarte o que não pode ser doado.
Em seguida, algumas peças podem ser vendidas – uma ótima forma de ganhar uma renda extra. São aqueles que estão em bom estado (usados várias vezes) e têm apelos diferentes, como produtos de marcas conhecidas, acessórios de grife ou roupas de festa.
Na verdade, depois de tirar tudo do armário e decidir o que deixar para trás, é hora de começar a organizar. Aqui, o truque de como organizar o guarda-roupa é separar por categoria. Depois, é só definir onde cada categoria se encaixa dentro do armário – para facilitar a busca do que você precisa.
Os cabides ocupam grande parte do guarda-roupa e requerem atenção especial. Separe as seções penduradas e agrupe-as – por exemplo, pendure todas as camisas sociais, depois as camisas básicas etc.
Você pode usar todos os mesmos cabides para criar padrões em seu armário ou usar cabides de cores diferentes por categoria para ajudá-lo a ver rapidamente onde os itens que você precisa estão localizados.
Determine onde cada categoria deve ser baseada nas características das roupas. Por exemplo, separe uma gaveta para itens do dia a dia, como shorts e camisas, outra para roupas esportivas, uma para pijamas – e assim por diante.
Em seguida, separe nichos e prateleiras para itens maiores, como roupas de cama, cobertores ou toalhas. Eles também devem ser agrupados para facilitar a organização e a otimização do seu espaço.
A principal dica de como organizar seu guarda-roupa é sempre considerar a praticidade. Precisa ser fácil encontrar tudo o que você precisa, então os itens do dia a dia devem estar visíveis e facilmente acessíveis.
Os acessórios devem seguir a mesma lógica. Se você costuma manter maquiagem, perfume, desodorante e outros itens nas prateleiras do armário, coloque seus itens do dia a dia na frente e seus itens ocasionais na parte de trás.
Dobrar essas peças corretamente reduzirá o espaço que elas ocupam – e elas não amassam, o que exigirá mais trabalho no próximo armazenamento e, quando precisarem ser usadas, precisarão ser passadas novamente.
Se você quiser dobrar todas as peças da mesma maneira, pode usar um estêncil ou uma pasta para manter todas as peças do mesmo tamanho, o que ajuda a organizar e visualizar suas peças.
Uma sapateira é o melhor lugar para organizar seus sapatos. Dependendo do espaço disponível, você pode acomodar um par, um pé lado a lado, um pé na frente do outro, ou um pé à frente e outro atrás.
As botas devem ser armazenadas acolchoadas e colocadas em uma caixa de papelão ou plástico ventilado, em um armário ou embaixo da cama.
Por fim, antes de guardar o saco, retire tudo o que está dentro. Em seguida, adicione enchimento para manter a forma original. Não cole um saco no outro, pois eles eventualmente ficarão sujos. Eles também podem ser armazenados em sacos de tecido com janelas de plástico.
Espero ter te ajudado com essas dicas sobre como organizar o seu guarda-roupa facilmente.