A origem do dominó e outras curiosidades tornam esse jogo cada vez mais apreciado, sendo carteirinha carimbada em uma mesa quadrada ou em um churrasco familiar de domingo.
Isso porque, todo mundo conhece alguém que joga dominó ou que já tenha jogado esse jogo em alguma ocasião da visa. Na verdade, essa tradição é muito antiga, e o surgimento desse jogo deixa todo um mistério sobre as regras.
Historicamente, não há uma data exata para o aparecimento do dominó, mas especula-se que ele apareceu pela primeira vez na China. Como criação de Hong Ming, um soldado que viveu entre 243 e 181 aC. Originalmente, ele tinha apenas 21 combinações, todas baseadas na possibilidade de rolar dois dados de seis faces.
Com o tempo, mais e mais pessoas começaram a se interessar por isso, especialmente na Europa. Em meados do século XVIII, os dominós começaram a ser usados nas cortes de Veneza e Nápoles. Sendo a principal diferença a adição de 7 peças (zeros duplos e suas variações com outros números) para um total de 28 pedras na forma que conhecemos hoje.
Assim, ainda existem alguns sinais de dominó aparecendo em vários países ao redor do mundo ao mesmo tempo, de forma muito semelhante ao que vemos no jogo da velha. No entanto, quaisquer que sejam suas origens, sua popularidade em diferentes cantos do globo é inegável, especialmente na América Latina.
Embora o jogo seja antigo, o nome dominó não surgiu efetivamente até séculos depois. Segundo relatos, a palavra vem do latim “domino gratias”, que significa “graças a Deus”. Ele acabou sendo capturado e espalhado em uma “forma encolhida”, como os sacerdotes costumavam dizer durante as brincadeiras.
Outro ponto importante relacionado ao dominó é que ele deu origem a um jogo muito popular na China: o famoso Mahjong. Nesse jogo quatro pessoas participam de uma discussão em que é necessário combinar peças que podem ser combinadas livremente até não sobrar na mesa ou na mão do jogador.
O jogo de dominó pode ser feito de diversos materiais, indo desde os mais simples até os mais requintados, agradando ao gosto de todos.
Nas versões mais simplórias, ele pode ser fabricado em papel cartão, o que o torna descartável, já que, devido ao manuseio, fica difícil utilizá-lo em diferentes tipos de metais, como o ferro e o plástico.
Entretanto, já as versões mais luxuosas do dominó são fabricadas em mármore. Granito e pedra-sabão são outras duas opções. Esses exemplares mais refinados vêm em caixas personalizadas, normalmente feitas de veludo, podendo ser expostas como um ponto de destaque na decoração.
Mas, existe um tipo de dominó que se diferencia de outros modelos. Abaixo mais detalhes de como ele é e como deve ser jogado.
Assim, já que não se pode dizer com certeza que o dominó “nasceu” na China, pode-se dizer que é a base e o modo de outro jogo da região: o Mahjong.
Neste tipo de jogo, é composto por um centro e 44 peças, mas em vez de números nos dominós tradicionais, utiliza naipes e suas subcategorias: círculo, bambu, personagem, vento (leste, norte, leste e oeste), dragão (centro, branco e Fortuna), Flores (ameixas, orquídeas, crisântemos e bambus), e finalmente as quatro estações (primavera, verão, outono e inverno).
Ou seja, o Mahjong é jogado por quatro participantes. O objetivo é anotar as posições de suas peças e formar pares utilizando as peças livres na configuração do jogo, eliminando assim peças até que se esgotem.