Quem tem um animalzinho dentro de casa quer que ele viva para sempre e algumas raças de cachorro conseguem ficar mais tempo com seus dados porque têm maior expectativa de vida.
Entretanto, a expectativa de vida de algumas raças de cachorro tem muito a ver com o tipo de vida que eles levam, considerando a alimentação e os cuidados com a vacina etc. Além disso, a genética dessas raças favorece que eles possam viver por mais tempo.
Se quer um cãozinho, mas espera que ele viva por bastante tempo junto da família, veja a lista com as 5 raças que vivem por mais tempo
De origem mexicana, o Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo. Mas não se deixe enganar pelo tamanho em comparação com o tempo de vida de um cachorro da raça!
Apesar do pequeno porte, ele é um grande companheiro, conhecido por sua animação e inteligência. Em geral, costuma ser bastante desconfiado com estranhos. Sua estimativa de vida varia entre 12 e 20 anos.
Um dos campeões de popularidade nos anos 90, o Poodle Toy segue sendo um dos cachorros preferidos dos brasileiros. E não é para menos!
Bastante leal, a raça é conhecida por sua docilidade e companheirismo. Mas isso desde que sejam socializados e tenham um adestramento adequado. Por serem muito inteligentes, os Poodles precisam receber muitos estímulos. Do contrário, é provável que apresentem comportamentos indesejados.
Mas, afinal, quantos anos vive um poodle? A raça tem estimativa de vida entre 10 e 18 anos.
Não é difícil entender a crescente popularidade do Shih-tzu ao redor do mundo: tranquilo, companheiro e divertido, ele adora um colo e se adapta muito bem à vida em apartamento. Para quem está em dúvida sobre quantos anos vive um cachorro da raça, a resposta é entre 10 e 16 anos!
Também conhecido como Lulu da Pomerânia, o Spitz alemão não é outra raça cada vez mais popular. Fofinho e com uma pelagem que lembra a juba de um leão, o spitz alemão é muito enérgico e brincalhão, além de companheiro.
Por causa de seu temperamento sempre alerta, pode acabar estranhando e latindo para estranhos. Sendo assim, é importante começar a socialização dele o quanto antes, até os 3 meses de idade. Sua estimativa de vida varia entre 12 e 16 anos.
Engana-se quem pensa que o Yorkshire seja um típico cão de companhia! Embora sua principal função nos dias de hoje seja essa, a raça já foi muito útil na cidade e no campo, onde ajudava a caçar ratos. Por isso mesmo, não espere um cão tranquilo. Em vez disso, o Yorkshire é muito atento, agitado e curioso, além de dócil e bastante inteligente.
Estimativa de vida: entre 12 e 15 anos.
Além das 5 raças de cachorros citadas acima que vivem mais, existem outras duas que não poderiam ficar de fora da lista
Não confunda este pequeno braquiocefálico (cachorro com focinho achatado) com o Shih-tzu. Apesar de semelhantes na aparência, as duas raças de origem asiática têm temperamentos bem distintos.
Ao contrário do Shih-tzu, o Lhasa apso não é tão chegado em colo, é desconfiado com estranhos e tende a latir bastante. No entanto, também é muito leal e brincalhão. O peludinho pode fazer companhia para seu tutor por um tempo de 12 a 15 anos.
Com seus pêlos brancos e postura altiva, o maltês costuma chamar atenção por onde quer que passe. Não bastasse isso, a raça também é dona de um temperamento gentil e amigável.
No entanto, é importante garantir que ele seja socializado desde cedo para evitar conflitos com estranhos. Um lindo maltês pode viver entre 12 e 15 anos!
O que você achou dessa curiosidade sobre as raças de cachorro com maior expectativa de vida? Se você gostou, deixe o seu comentário aqui pra sabermos!