Um dos maiores orgulhos de Israel é a vasta gama de invenções e inovações desenvolvidas em seu território nos últimos 69 anos, onde diversas tecnologias inventadas em Israel têm fator impressionante nos nossos dias.
Mesmo os israelenses em constante tumulto, puderam criar tecnologias inventadas em Israel que ajudaram na irrigação por gotejamento, tomate cereja, redes de carros elétricos, pen drives e muito mais.
Dentre as centenas de tecnologias inventadas em Israel, separamos as 4 mais famosas que estão presentes em diversos locais do mundo:
Hardware: USB (pen-drive)
Antigamente, qualquer um que quisesse armazenar, fazer backup e transferências de arquivos no computador tinha que depender de CDs e disquetes. Tudo isso mudou quando técnicos israelenses da M-Systems criaram o pen drive, simplificando a forma com que arquivos digitais são armazenados e transferidos. Em 2006, a SanDisk comprou a empresa por aproximadamente $1.3 bilhões.
Agritech: Irrigação por gotejamento – Netafim
A irrigação por gotejamento foi um marco para a agrotecnologia. Sistemas de gotejamento mantém uma quantidade uniforme de suprimento de água para plantas e colheitas, melhorando significativamente a produção enquanto economiza em recursos hídricos e reduz custos. A empresa israelense Netafim foi pioneira neste tipo de tecnologia, que é usada atualmente em inúmeros países pelo mundo, revolucionando a indústria agrícola.
Healthtech: PillCam
Em 2001, a Given Imaging se tornou a primeira empresa no mundo a desenvolver uma cápsula endoscópica. Basta que o paciente engula uma câmera de tamanho e formato de cápsula para que seu médico tenha uma visão de seu trato gastrointestinal. A pílula, denominada PillCam, é usada apenas uma vez é eliminada do corpo após o exame.
Cleantech: WaterGen
A tecnologia desenvolvida pela startup israelense WaterGen produz água potável a partir do ar rarefeito. O gerador produz água potável suficiente para um grande centro comunitário por um custo baixo. Em 2014, por exemplo, WaterGen forneceu água potável para milhares de vítimas de furacões nas cidades de Houston e Miami.
Israel é um país geograficamente localizado no Oriente Médio. É banhada pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com Egito, Jordânia, Síria e Líbano. A região é uma das mais conflituosas do mundo devido à diversidade religiosa e diversidade política entre os povos que vivem na região, mais precisamente os árabes e judeus.
O Estado de Israel foi estabelecido em 1948 por meio de um acordo diplomático em nível global, mas seus fundamentos têm sido um ponto de discórdia no mundo árabe, situação que culminou inclusive em diversos conflitos militares. As tensões entre árabes e judeus sempre existiram. No entanto, Israel é um país economicamente desenvolvido e altamente desenvolvido.
A população israelense é composta principalmente por judeus e tem um alto padrão de vida. O país possui uma extensa infraestrutura de serviços. Além disso, é considerado um dos países mais seguros do mundo, mesmo depois de estar envolvido em vários conflitos políticos.
Nas últimas décadas, com o apoio dos Estados Unidos, Israel assinou tratados de paz com os países vizinhos, como Egito e Jordânia, porém continuou expandindo suas áreas de ocupação para além das fronteiras delimitadas em acordos internacionais. Esse último cenário contribui para a recorrência dos conflitos.