Alexa é um assistente virtual que está presente em muitas casas graças aos dispositivos Echo. Desenvolvida pela Amazon, a ferramenta é versátil, divertida, informativa e útil no dia a dia, lançada em 2014.
Como seus concorrentes, o Alexa é um assistente de conversação que entende o contexto até certo ponto e executa tarefas simples, como definir alarmes, relatar condições de tráfego ou previsões do tempo, executar listas de reprodução ou reproduzir podcasts.
Mas, por ser independente do sistema operacional, o Alexa é compatível com iPhones, Androids, Windows e até consoles de videogame, e pode se conectar a uma variedade de dispositivos de terceiros.
Basicamente, uma palavra de ativação é necessária para ativar o assistente e, em seguida, um comando é solicitado. A palavra de ativação pode ser definida como “Alexa”, “Amazon” ou “Echo”. Portanto, se o usuário estiver prestes a executar um comando, o microfone estará sempre ouvindo atentamente.
Então, como acontece com outros assistentes virtuais, quando a palavra de ativação for falada, continue perguntando.
Essas solicitações são registradas e enviadas aos servidores da Amazon, onde as solicitações são processadas e devolvidas ao usuário. Tudo aconteceu muito rapidamente.
A Alexa pode interagir com dispositivos tais como geladeiras, lâmpadas inteligentes, micro-ondas, fechaduras, termostatos, controles remotos, TVs, sensores de movimento, interruptores, entre outros.
Falando na Amazon, a Alexa é capaz de fazer pedidos de compras: caso o usuário mantenha dados financeiros em sua conta, ele pode usar comandos de voz e pedir que a assistente compre produtos cotidianos. Em 2017, ela passou a aceitar pedidos de comida em redes como Starbucks, Domino’s Pizza e Pizza Hut, entre outras.
A casa (e a rotina) nunca mais serão as mesmas depois que você conhecer a Alexa. Duvida? Então confira algumas, das diversas coisas, que a Alexa pode fazer por você.
Se a sua casa conta outros dispositivos inteligentes, é possível, apenas com um comando de voz, acender ou apagar as luzes, ou até mesmo ligar a televisão, com o comando “Alexa, ligar a TV”.
Precisa fazer uma ligação? Deixa que a Alexa cuida disso! Aliás, se a chamada não for atendida a assistente pode deixar um recado por você.
Você não vai perder nenhum compromisso. Esta assistente inteligente é capaz de organizar a sua rotina, marcar compromissos ou alterar datas e até mesmo programar alarmes.
Do Brasil e do mundo: a Alexa sabe todas as notícias. Além disso, caso você prefira, é possível escolher a preferência por assuntos (política e economia, por exemplo) e até veículos de comunicação (Folha de S.Paulo, Globo.com e Estadão, por exemplo).
Quer dar vida ao ambiente? Simples, peça para a Alexa tocar uma música no Spotify ou Deezer. Se quiser ver um filme ou série, ela pode te ajudar a escolher na Amazon Prime Video ou Netflix.
Muitos aplicativos estão se adaptando às assistentes inteligentes e este é o caso da Uber. Precisa pedir um carro? Fale com a Alexa que ela resolve para você.
Outro aplicativo bastante popular no Brasil e que é compatível com a assistente da Amazon é o iFood. Então, se quiser pedir uma refeição no seu restaurante favorito, a Alexa vai ajudar sem qualquer dificuldade.
Não lembra mais como preparar determinada receita? Ou, quem sabe, você quer lembrar como chegar a determinado lugar? Calma, é só perguntar que ela responde.
Antes de sair de casa, se você perguntar “Alexa, como está o trânsito?” ou, quem sabe, “Alexa, vai chover hoje?”, a assistente da Amazon prontamente irá responder com os dados mais atualizados. Quem tem a Alexa só sai de casa desprevenido se quiser.
Já pensou em deixar a casa limpinha sem fazer muito esforço? Pois caso a sua casa também conte com um iRobot ou similar, é possível comandá-lo via Alexa.