Publicidade

6 Curiosidade Impressionantes que as Cobras Possuem

Cobras

Algumas curiosidades impressionantes sobre as cobras tornam esse tipo de animal um dos mais temidos por aqueles que não sabem sobre o seu modo de vida.

As cobras pertencem à ordem répteis e provocam tanto fascínio quanto medo, pois alguns deles não são apenas agressivos, mas também venenosos. No entanto, eles são belos animais que geralmente respondem a situações de medo ou ameaça.

Publicidade

6 fatos sobre as cobras que tornam ela um animal impressionante

Por ser um animal exótico e cheio de hábitos diferentes, as cobras têm algumas curiosidades que outros bichos não têm. Abaixo uma lista de 6 detalhes sobre a vida deste réptil:

1. As cobras pertencem a um grupo muito diverso

Iniciamos nossa lista de curiosidades sobre as cobras falando do grupo a qual fazem parte, que é muito diverso, estando atualmente agrupadas na subordem Serpentes, onde entram as corais falsas, boas, serpentes típicas, pítons, boas anãs, víboras, cobras, mambas, marinhas, entre outras, totalizando 3.691 serpentes, com 1.245 subespécies.

2. Suas dimensões são variáveis

As cobras são um grupo muito variado quanto aos tamanhos que exibem, onde algumas tem 10cm, que é o caso da cobra-fio-de-Barbados, até a anaconda, nativa da América do Sul, da qual existe registros que indicam que mede entre 10 e 12 metros de comprimento e pesa cerca de 250 kg.

3. Seus sentidos são surpreendentes

Os sentidos são um aspecto curioso nas serpentes. A visão varia de acordo com o tipo, de modo que diversas espécies têm uma visão deficiente, enquanto que algumas com hábitos arbóreos de florestas tropicais têm sentido bem desenvolvido.

Publicidade

4. Possuem diferentes maneiras de se moverem

Uma das formas de deslocamento que utilizam é a ondulação lateral, com um típico movimento em forma de S, que é possível porque o animal se propulsiona lateralmente contra as irregularidades da superfície. É graças a presença de suas numerosas vértebras, que são curtas e largas, que conseguem fazer essas rápidas ondulações.

Outra maneira que as cobras têm para se moverem e que também é muito curiosa é através do movimento de sanfona, útil quando estão em um canal ou sobem em alguma árvore. Nesses casos, o réptil estende o corpo para frente, ao mesmo tempo que vai formando o S para os lados.

Também podem se deslocar de maneira retilínea, principalmente as com maiores pesos. Neste caso, alguns pontos do corpo se apoiam no chão, enquanto outros, pela ação de certos músculos se levantam e permitem que o corpo se desloque para frente.

As cobras que estão em lugares como desertos com areias soltas, nos quais não podem se apoiar para realizar o movimento, se deslocam através do conhecido “sinuoso lateral”, o qual possui um mínimo de contato com o solo.

5. Possuem diferentes estratégias de caça e formas de comer

As cobras são animais carnívoros, muito ágeis no momento de caçar, se alimentam de uma variedade de indivíduos dependendo do habitat e do tamanho do próprio réptil. As espécies venenosas utilizam sua picada venenosa quando apanha a presa para matá-la antes de comê-la. As que não têm veneno, ao contrário, capturam seu alimento e o matam geralmente por constrição, mas até algumas podem devorar a sua presa ainda viva.

6. Nem todas se reproduzem da mesma forma

Se você ainda quer conhecer mais informações sobre as cobras, sua forma curiosa de se reproduzir te surpreenderá. Embora todas as cobras tenham fertilização interna, exibem diversos tipos de reprodução, o que, sem dúvida, é um aspecto curioso dentro de um mesmo grupo.

Por fim, outra das curiosidades sobre as cobras é que as fêmeas podem armazenar o esperma e decidir quando fertilizar os ovos, e até conseguem ir colocando em intervalos diferentes de tempo depois da copulação.

Se você gosta de curiosidades sobre animais, te convido a ler outros artigos no nosso blog como por exemplo:

5 Raças de Cachorros mais Dóceis do Mundo

Publicidade